Reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes fóruns de troca de conhecimento na área, o Ecum – Encontro Mundial de Artes Cênicas tem como foco a discussão sobre os temas contemporâneos do fazer cênico. No decorrer dos anos, o projeto buscou deixar como legado para as cidades em que foi realizado – Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras – o amadurecimento da investigação sobre as artes da cena, a partir do contato com diferentes visões e perspectivas.

Desde sua primeira edição, em 1998, na cidade de Belo Horizonte, o Encontro Mundial das Artes Cênicas (Ecum Fórum) traz como princípio e particularidade a relação indissociável entre reflexão e prática criativa. Outras importantes características são a afirmação da pluralidade de olhares sobre as artes cênicas e a dimensão internacional, transdisciplinar e transcultural de suas ações.

Por meio de workshops, conferências, demonstrações de trabalhos, exposições e espetáculos, o encontro internacional bienal tem sido a principal ação do Ecum ao longo desses anos. Abordados sempre por um viés transversal, temas como “Oriente/Ocidente”, “O Teatro em Tempos de Guerra”, “Diálogos com o Futuro” e “Teatros da Radicalidade” geraram territórios renovados para que os participantes pudessem projetar questões sobre o seu próprio fazer.

Em diálogo com centros internacionais de criação e com o universo acadêmico, a curadoria de todas as edições esteve a cargo de equipes escolhidas pelo alto nível de conhecimento e pela dedicação à transmissão dos saberes. Além da consultoria artística permanente do professor Fernando Mencarelli, já passaram pelo projeto os seguintes curadores: Orlando Arocha, Roberto Bacci, Ana Teixeira, Stephane Brodt, Bya Braga, Carlos Simioni, Antonio Araújo, Maria Thaís, Lia Rodrigues, Christine Greiner e Antonio Nóbrega. Dessa multiplicidade de encontros, surge uma extensa rede de trocas entre os participantes – curadores, artistas, estudantes, teóricos.

Ao longo dos anos, o Ecum Fórum se fixa no Brasil como importante centro mundial das artes cênicas, possibilitando benefícios diretos a mais de 15.000 pessoas ligadas à área. Em oito edições, o fórum contou com a presença de importantes nomes das artes cênicas em âmbito nacional e internacional, tais como: José Celso Martinez Corrêa (Brasil), João das Neves (Brasil), Lêda Maria Martins (Brasil), Ariane Mnouchkine/Théâtre du Soleil (França), Rustom Barucha (India), Eugênio Barba (Itália), Souleymane Koly (Costa do Marfim), Índios Maxakali (Brasil), La Fura dels Baus (Espanha), Jacó Guinsburg (SP/Brasil), Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália), Grupo Nego Fugido (Brasil), entre tantos outros.   

ECUM – conhecimento e práticas partilhadas, resistência e força do ofício Teatro, que se mantém vivo e potente, dinâmico e desafiador, aberto e aglutinador, sabendo que a arte é sempre “uma altura a atingir” (Antonin Artaud).

ECUM – ECOS – força multiplicadora, País sem fronteiras, expansão, rede, conexões, transdisciplinar, tessitura participativa em processo aberto de feituras, desdobrando-se em múltiplas e potenciais formas de criação, arte, teatro.

Anos: 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2011 e 2013

Idealização, realização e produção: ECUM Central de Produção

Edições realizadas

ECUM 1998 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 1ª Edição de 25 maio a 08 junho

Tema: ATUAÇÃO, DIREÇÃO, DRAMATURGIA, TEORIA E CRÍTICA

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– Panorama sobre o Teatro Brasileiro.

– A Formação do Performer e a Ruptura dos Limites das Artes Cênicas.

– A Formação do Diretor e a Ruptura dos Limites do Teatro Contemporâneo.

– O Papel do Discurso sobre o Teatro na Criação Artística.

– Princípios da Construção Dramatúrgica do Espetáculo Contemporâneo.

– A Formação do Dramaturgo e as Identidades Culturais.

– Políticas e Mecanismos de Ação Cultural.

– Artes Cênicas na Universidade Brasileira.

– Em Busca da Superação dos Limites: Encontro entre o Diretor, o Dramaturgo e o Performer.

Convidados: Sábato Magaldi (Brasil), Antônio Nóbrega (Brasil), Guillermo Heras (Espanha), Raimund Hoghe (Alemanhã), François Lecoq (França), Marco De Marinis (Itália), José Celso Martinez Corrêa (Brasil), Helena Katz (Brasil), Patrice Pavis (França), Diana Taylor (Estados Unidos da América), Alcione Araújo (Brasil), Darko Lukic (Croácia), Roberto Bacci (Itália), Isacc Chocrón (Venezuela), Jota D´Angelo (Brasil), João das Neves (Brasil), Nelly Garzón (Venezuela), Armindo Bião (Brasil), Eugenio Barba (Itália), Grupo Odin Teatret (Dinamarca), Companhia de Dança Antonio Nóbrega (Brasil), “Lagrimas de um guarda-chuva” com direção de Carmen Paternostro (Brasil).

ECUM 2000 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 2ª Edição de 14 a 25 fevereiro

Tema: CRIAÇÃO

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– As Dimensões do Corpo em Cena: A Arte da Ação.

– Da Escritura Textual à Escritura Cênica: Palavras para Serem Ditas.

– Direção e Percursos: Abertura a Novos Universos Teatrais.

– Realidades e Tendências: o Teatro Além do Teatro.

– Política Cultural: Criando Novos Cenários.

– Criação e Pesquisa no Teatro Contemporâneo Brasileiro.

Convidados: Mário Biagini (Itália), Stephane Brodt (França), Ana Teixeira (Brasil), Yoshito Ohno (Japão), Stefano Geraci (Itália), Marco Antônio de La Parra (Chile), Daniel Veronese (Argentina), Luis Alberto de Abreu (Brasil), Paul Heritage (Inglaterra), Piotr Borowski (Polônia), Soulemany Koly (Costa do Marfim), Daniela Thomas (Brasil), André Simard (Canadá), Carlos Padrisa (Espanha), Bernardo Mata Machado (Brasil), Danilo Santos de Miranda (Brasil), Grupo Lume (Brasil), Cia Teatro da Vertigem (Brasil), “Vau da Sarapalha” pelo Grupo Piollin (Brasil).

ECUM 2002 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 3ª Edição de 3 a 9 março

Tema: A DISCUSSÃO DAS ARTES CÊNICAS SOB O OLHAR ORIENTE – OCIDENTE.

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– Teatro de Imaginação Ativa: do Subjetivo ao Objetivo.

– Orientalismo – do Xamanismo Primordial à Cena Ritual Indiana.

– A Máscara na Energia do Ator.

– Etnocenologia e Tansculturação.

– Tradição e Formação: A Presença do Mestre.

– A Máscara: do Rito ao Teatro.

Convidados: Massoud Saidpour (Irã), Renato Cohen (Brasil), Lynn Mário (Brasil), Grupo Moitará (Brasil),  Maurício Paroni de Castro (Brasil), Jean Marie Pradier (França), Carmem Luz (Brasil), Rafael Murillo Selva (Honduras), Maria Eugênia Milet (Brasil), Jean-François Dusigne (França), Corinne Soum (França), Jacques Pimpaneau (França), Guru Sadanam P.V. Balakrishnan (Índia), Angel Vianna (Brasil), Wu Hsing-Kwo (Taiwan), Bogdanov Gennadi (Rússia), Khema de Costa (Sri Lanka), Upeka de Silva (Sri Lanka), Antônio Nóbrega (Brasil), Erhard Stiefel (França), I Nyoman Budi Arta (Bali), Ariane Mnouchkine (França), Juliana Carneiro da Cunha (Brasil/França), Quasar Cia de Dança (Brasil), Cia Luna Lunera (Brasil).

ECUM 2004 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 4ª Edição de 19 a 22 julho

Tema: OS MESTRES NAS TRADIÇÕES E NA CONTEMPORANEIDADE

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– Mestres e Heranças de Mestres em Transformação.

– Cultura Popular não é Folclore.

– A Performance e o Sagrado.

Convidados: Sue Morrison (Canadá), Tiche Viana (Brasil), Mario Barzaghi (Itália), Tadashi Endo (Japão), Antônio Nóbrega (Brasil), Lydia Hortélio (Brasil), Bráulio Tavares (Brasil), Hélder Vasconcelos (Brasil), Rosane Almeida (Brasil), Zeca Ligiéro (Brasil), José Jorge Carvalho (Brasil), Rosângela Tugny (Brasil), Leda Maria Martins (Brasil), Grupo Barbatuques (Brasil)

ECUM 2006 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 5ª Edição de 06 a 16 abril

Tema: O TEATRO EM TEMPOS DE GUERRA

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– Flores em Hiroshima.

– O Ator em Risco.

– Dramaturgias de Intervenção.

– Reconstrução, Identidade e Solidariedade.

– Resistir é Criar.

– Teatro na Trincheira: Experiência de Grupos Brasileiros.

– Fórum de Cenografia e Arquitetura Teatral.

– III Espaço da Cena Latino-Americana.

Convidados: Jadranka Andjelic (Sérvia), Shai Schwartz (Israel), Norberto Presta (Argentina/Itália), Sidnei Cruz (Brasil), Gutti Fraga e Paulo Corrêa (Brasil), Maryan Khakipour (Irã/Suíça), Grupo Siah Bâzi – Os Operários da Alegria (Irã), Kassin Bayatly (Iraque), Enrique Diaz (Brasil), Cláudia Shapira (Brasil), Fabiana de Mello e Souza (Brasil), Grupo Giullari Senza Frontiere (Itália), Ivaldo Bertazzo (Brasil), Antonin Maurel (França), Adama Traoré (Mali), Suely Rolnik (Brasil), Helena Katz (Brasil), Tunga (Brasil), Miguel Benasayag (França), Iná Camargo Costa (Brasil), João das Neves (Brasil), Amir Haddad (Brasil), Reinaldo Maia (Brasil), Márcio Meirelles (Brasil), J.C. Serroni (Brasil), Helena Albertovà (República Tcheca), Lídia Kosovsky (Brasil), Cyro del Nero (Brasil), José de Anchieta (Brasil), José Manuel Castanheira (Portugal), Raul Belém Machado (Brasil), Arturo Nava (México), Gabriel Vilella (Brasil), Oswaldo Gabrielli (Brasil), Edson Elito (Brasil), Isidoro Singer (Uruguai), José Dias (Brasil), Robson Jorge (Brasil).

ECUM 2008 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 6ª Edição de 13 a 29 março

Tema: CENA EMERGENTE: DIÁLOGOS COM O FUTURO

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– Perspectivas e Expectativas na Formação do Ator.

– Exibição: O que é Teatro?

– Expressão como Transmissão de Experiência Humana.

– Teatros de Risco, Teatros do Real.

– A Metamorfose do Corpo no Japão.

– O Teatro e as Mutações dos Tempos Atuais.

– Tradição e Transmissão na Cena Emergente.

– Tradições e Inovações: Artes do Espetáculo e Novas Tecnologias.

– As Tradições Populares como Escolas de Arte.

– Processos Criativos e Formativos do Ator-Criador.

– Discussão sobre o Exercício da Cenografia.

– Cinema e Filosofia.

– Retratos da Tradição: Encontro entre o Grupo Nêgo Fugido (Bahia/Brasil) e as Comunidades Congadeiras de Contagem (Minas Gerais/Brasil)

– Trajetória Teatral de Márcio Meirelles.

– Diálogos com Futuro e Respostas ao Presente: Minha Experiência no Processo de Criação do Teatro do Soleil.

– A Formação do Grupo Nós do Morro.

Convidados: Johanne de Fine Licht (Dinamarca), Jesser de Souza (Brasil), Joan Schirle (EUA), Reinado Maia (Brasil), Viliam Docolomansky (República Checa), Peter Pál Pelbart (Hungria/Brasil), Alejandro Ahmed (Brasil), Josette Féral (Canadá), Christine Greiner (Brasil), Heidi Durning (Japão), Emile Sugai (Brasil), Sylvie Chalayé (França), Grupo Nêgo Fugido da Bahia (Brasil), Monilson dos Santos (Brasil), Sayed Mahmood Sharifi (Afeganistão), Richard Schechner (EUA), Jean-François Dusigne (França), Marie Maud Robart (Haiti/França), Yukio Waguri (Japão), Lia Rodrigues (Brasil), Emmanuel Wallon (França), Beatrice Picon-Vallin (França), Carmen Paternostro (Brasil), Adriana Banana (Brasil), Ésio Magalhães (Brasil), Helder Vasconcelos (Brasil), Narciso Telles (Brasil), Mônica Ribeiro (Brasil), André Cortez (Brasil), Dudude Hermann (Brasil), Guiomar de Grammont (Brasil), Comunidade dos Congadeiros de Contagem (Brasil), Nina Caetano (Brasil), Fabianna de Mello e Souza (Brasil), Gutti Fraga (Brasil), Edna Correia Bulcão / Dona Santa (Brasil), Heloisa Buarque de Hollanda (Brasil), João Gabriel Marques Fonseca (Brasil).

ECUM 2011 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 7ª Edição de 10 abril a 1 de maio

Tema: TEATROS DA RADICALIDADE

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– Programa Homenagem a Yuyachkani – Aniversário de 40 anos do Grupo Cultural Yuyachkani.

– Palestra: Miguel Rubio Zapata

– Teatro, Finalidade, Ação – Encontro com Thomas Richards com Alunos e Professores de Teatro.

– Demonstração de Trabalho: “Confissões”, com Ana Correa – Ação Cênica, “Desmontagem de Antigona” (Teresa Ralli).

– Espetáculos: (1) “Antígona”, com Teresa Ralli, (2) “Aqueles Dois”, da Cia Luna Lunera. (3) “O Dragão”, da Cia Amok Teatro, (4) “Esta noite mãe coragem”, pela Zona De Arte da Periferia ZAP18.

– Filmes: (1) “Rosa Cuchillo”, de Ana Correa, (2) “Divas y Fantamas – sobre una alfombra roja (una lectura de la obra de Yuyachkani El Ultimo Ensayo)”, (3) “Janela para o Workcenter”, com Thomas Richards.

– Palestra: Trabalho sobre si: Subjetividade(s) e Liberdades nas investigações de Grotowski e do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards.

– Teatro, Finalidade, Ação – Encontro com Thomas Richards com Alunos e Professores de Teatro.

– Workshops: (1) Contato. Intenção. Impulso – Trabalho em “Acting Propositions” (Trabalho com Canções, Prontidão para Agir e Reagir), com Thomas Richards e Mário Bigiani. (2) Treinamento Corporal – Os Exercícios Plásticos e Físicos para Atores. Escupir a Energia no Espaço com Fernando Montes.

– Curso Teórico: Palavras Praticadas: Ler (ou reler) Grotowski.

Convidados: Miguel Rubio Zapata (Perú), Ana Correa (Perú), Teresa Ralli (Perú), Cia Luna Lunera (Brasil), Cia Amok Teatro (Brasil), Thomas Richard (Itália), Mario Biagini (Itália), Teresa Salas (Itália), Philip Salata (Itália), Fernando Montes (Colômbia), Tatiana Motta Lima (Brasil), Cia Amok Teatro (Brasil).

ECUM 2013 - Encontro Mundial das Artes Cênicas, 8ª Edição de 15 a 21 setembro

Tema: TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: DISSONÂNCIAS E POLIFONIAS

Conferências e Demonstrações Práticas de Metodologias de Ensino:

– A Busca pelo Contemporâneo na Tradição, pela Ressonância na Dissonância, pela Polifonia na Cacofonia: Reflexões Críticas e Intervenções no Aqui-Agora.

– Sinal dos Tempos.

– Tradição e Contemporaneidade.

– Teatro e Resistência: Revitalizando Raízes.

– Poética da Dispersão.

– Oficinas: (1) Cantos do Congado Mineiro (Brincando e Resistindo na Tradição), (2) Maracatu de Baque Solto, (3) Olharidade (4) Tambor de Crioula (Afinado a fogo, Tocado a Murro e Dançando a Coice).

– Workshop: “Transformações Sociais – O Pensamento Crítico na Prática”.

– Exposição: “Transversais”

– Espetáculo: “Sombras na Arquitetura – Muito Mais Vida Severina”

Convidados: Rustom Bharucha (Índia), Laymert Garcia dos Santos (Brasil), José Eduardo Agualusa (Angola), Kaká Werá (Brasil), Ricardo Aleixo (Brasil), Jorge Antônio dos Santos e Antônio Márcio da Comunidade dos Arturos (Brasil), Leda Maria Martins (Brasil), João Paulo e integrantes do Grupo Leão Misterioso de Nazaré da Mata (Brasil), Vera Athayde (Brasil), Monílson dos Santos da Associação Cultural Nêgo Fugido (Brasil), Associação Folclórica e Cultural Tambor de Crioula União de São Benedito (Brasil), Marco Aurélio Haikel (Brasil), Cia Quase Cinema (Brasil).

marca-ecum-nova_negativa_reduzida

Com base nesse histórico, respaldados pela parceria com empresas e instituições, nós, da ECUM Central de Produção, estamos internacionalizando as nossas ações.

ENDEREÇO

SÃO PAULO

Avenida Angélica n° 2355, A2, Conjunto 21

São Paulo / SP – CEP: 01227-905

BELO HORIZONTE

Rua Carangola, 683/302, Santo Antônio

Belo Horizonte / MG – CEP:30330-240

Copyright 2016 © ECUM Central de Produção | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ERA

globo-reduzido